O sucesso de uma pesquisa na web se liga essencialmente à identificação das necessidades de informação, elaboração das perguntas certas, uso avançado de recursos dos buscadores e análise dos resultados.
Um levantamento preciso das questões-chave a serem respondidas determina uma boa estratégia de busca que deve levar em conta
recursos disponíveis nos buscadores para chegar a fontes de informação relevantes. Uma análise cuidadosa dos resultados – que checa a procedência, a acurácia e profundidade dos dados – leva à seleção do que representa a melhor resposta e ajuda a reformular a pesquisa, se necessário.
Veja, aqui, um exemplo de busca com o objetivo de identificar experts, autoridades em diversos áreas de conhecimento, cujas falas podem ser encontradas na web.
Você deseja ir direto ao ponto das informações, sempre que precisar, sem perder tempo?
A escrita que se pratica nos aplicativos de comunicação nem sempre funciona no ambiente corporativo.
Podemos enfrentar a questão da desinformação por meio da análise crítica dos diversos tipos de mensagens a que somos expostos.
Você tem atraído as pessoas certas para o seu projeto de carreira ou de negócio?
“Por que você quer trabalhar conosco?!” A resposta a essa pergunta é determinante para o sucesso desse tipo de entrevista.
Um bom posicionamento remete claramente aos propósitos da organização. É possível conseguir isso produzindo conteúdo ou fazendo curadorias temáticas.
Em tempos de “infobesidade”, a seleção de boas fontes garante respostas precisas às questões-chave do negócio.