Como identificar especialistas, autoridades em diversas áreas de conhecimento – exemplo de busca avançada na web.
Ao se pesquisar na web (por meio do Google), é recomendável gastar um tempo inicial para prever sequências de palavras que representam a informação desejada.
Imagine que o objetivo da pesquisa seja identificar expertos em determinados temas. Podemos pensar, de pronto, em professores, jornalistas, pesquisadores, empresários etc. e suas especialidades que dão entrevistas, por exemplo. Temos, então, os ingredientes de que precisamos.
Objetivo da busca
Identificar quem está falando sobre SUÍNOS e que pode se revelar uma boa referência para quem:
- está em busca de trabalho nesse segmento
- está escrevendo sobre esse tema ou
- atua no setor e quer se manter informado.
Estratégia da busca
intitle:”fala sobre" OR "escreve sobre" suínos OR suína
Explicando a estratégia
O comando avançado de pesquisa, no Google, “intitle”, indica que desejo obter referências sobre pessoas ligadas ao setor de “suínos” que apareçam no título da página Web (uma notícia, vídeo etc.). O fato de essa sequência de palavras aparecer no título da página indica a pertinência do conteúdo – ele mereceu o título.
Tirando proveito dos resultados
A pesquisa no Google em 07/02/20 mostrou 9200 resultados, no geral. Esse resultado pode ser filtrado por NOTÍCIAS e FERRAMENTAS (data), por exemplo.
A 1ª página do resultado geral identifica, por exemplo:
- Canal You Tube – Canal do Boi com 40.000 assinantes ligado ao Sistema Brasileiro do Agronegócio que veicula informações sobre o agronegócio
- O presidente da Associação Brasileira de Proteína Anima (ABPA), Francisco Turra
- Janice Zanela, Chefe Geral da Embrapa Suínos e Aves
De posse dessas referências, poderemos:
- Criar um alerta no Google e receber, por e-mail, atualizações da pesquisa
- Buscar a conexão (via LinkedIn, por exemplo) com as pessoas do setor que poderão nos ser úteis e que também poderão ter interesse em nos ter como contato
- Passar a seguir essas pessoas, canais etc. que possam atender mais objetivamente aos nossos interesses. Veja como criar listas de pessoas e instituições de interesse no Twitter.
Leia mais
-
Educação22.08.2020
Fake News – luz no fim do túnel!
O tema das fake news entrou de vez na mídia nacional em função das eleições de 2016, nos Estados Unidos. E isto é muito bom na medida em que somos forçados a refletir sobre a questão e até modificar nossas ações frente a esse fenômeno. E ele não é novo. O que é novo é o potencial […]
-
Educação31.07.2020
Saúde é também informação saudável
Há dois anos, comecei a estudar “educação para o uso das mídias e da informação” (‘media and information literacy’, em inglês e ‘éducation aux médias et à l’information’, em francês) para entender como as fake news se constroem e as formas de combatê-las. No caminho, conheci a experiência fantástica da jornalista e professora francesa Rose-Marie Farinella. Neste vídeo, […]
-
Atenção15.07.2020
Atenção – produto raro e ameaçado!
Tradução livre por Vera Lúcia Vieira do artigo L’attention, ultime défi d’un monde digital ? publicado na Harvard Business Review France por Yves Le Bihan, presidente do Instituto Francês da Liderança Positiva Entramos numa era em que a atenção está se tornando uma qualidade fundamental; ela é a base da relação com o outro, a base de outras […]
-
Desinformação01.05.2020
Desinformação em saúde
A convite do Henry Suzuki, tive a oportunidade de participar de uma conversa com um grupo de profissionais de organizações e setores ligados à saúde, interessados na troca de informações, experiências e soluções em tempos de pandemia. Fui perguntada pelo Henry como, pessoalmente, enxergava a “epidemia” das informações falsas. Aproveitei a oportunidade para propor uma reflexão […]
-
Desinformação16.01.2020
Desinformação sobre alimentos e ciência – uma batalha a mais dos nossos dias!
Esta é a contribuição que deixo após ser convidada para falar sobre Educação no workshop “De onde vêm e para onde vão as fake News sobre alimentos e alimentação”, promovido pela Verakis Médiation Scientifique, em conjunto com a ESPM – Agrifood and Franchising Research Center. A proposta do workshop foi a de discutir como profissionais […]
-
Twitter23.11.2018
Você pode (e deve) pesquisar dentro das LISTAS do Twitter
Se você está no Twitter, já deve ter ouvido falar das Listas – seleção de endereços, por TÓPICOS, que merecem acompanhamento. Aqui, você tem um tutorial para criar a sua. Se você NÃO tem conta no Twitter, aconselho a dar uma olhada se já não estão por lá experts que você admira na sua área. Isto pode facilitar […]