Twitter

Você pode (e deve) pesquisar dentro das LISTAS do Twitter

23.11.2018

Se você está no Twitter, já deve ter ouvido falar das Listas - seleção de endereços, por TÓPICOS, que merecem acompanhamento. Aqui, você tem um tutorial para criar a sua. Se você NÃO tem conta no Twitter, aconselho a dar uma olhada se já não estão por lá experts que você admira na sua área. Isto pode facilitar muito a sua vida de não precisar correr atrás do que eles andam pensando e falando ... Por sua vez, eles podem ter, em suas contas, Listas de pessoas, instituições de destaque etc. que você também poderá seguir, e que contribuirão para a ampliação do seu conhecimento.

O Twitter é, na minha visão, um meio (entre outros) muito clean e organizado de reunir material destinado aos nossos seguidores e a nós mesmos - uma espécie de arquivo pessoal! Além disso, claro, é uma forma de criar relacionamento com aqueles que admiramos ou são importantes para o nosso negócio.

Vamos, então, ao uso das Listas no Twitter, tomando como exemplo a conta de Babette Bensoussan, renomada consultora e autora no campo da Inteligência Competitiva & Estratégia que gentilmente concordou com a menção ao seu nome, neste post. No menu do seu perfil, vemos que ela tem 3 Lists, como indica a figura abaixo:

Clicando em Lists, chegamos àquelas em que ela está inscrita e que, acredita, podem lhe trazer boas contribuições - coluna Subscribed to na figura abaixo. São elas: Amazing Women by Clodagh S. Higgins (40 Members), Intelligence by August Jackson (470 Members) e Competitive Intelligence by Estelle Metayer Analysts, (286 Members)

A cifra abaixo de cada Lista indica, por sua vez, o número de participantes que cada um dos criadores das Listas está seguindo ... Veja, por exemplo, a lista Competitive Intelligence. Sua criadora, Estelle Metayer, profissional da mesma área, registra 286 pessoas, instituições etc. que ela julga importante acompanhar na sua atividade.

Por outro lado, na coluna Member of, é possível ver as pessoas que admitem o valor de ter Babette no seu 'radar' ... como indica a figura abaixo - hoje, um total de 61.

Ainda relativamente pouco usado no País, o Twitter (e suas funcionalidades - como as Listas), revela um grande potencial para aqueles que querem estar em dia com a sua área de conhecimento. Especialistas em diversos campos (sobretudo no exterior), vêm usando a plataforma como uma maneira de expor suas ideias e, também, de dividir conosco seus assuntos de interesse, preferências de leitura, como se estivéssemos num bom bate-papo informal.

É só descobrir o “quem é quem” na sua área e aproveitar!

Vera Lúcia Vieira

Leia mais